Total de visualizações de página

sábado, 14 de setembro de 2013

Cogumelos, apostem mais nesta delicia


O cogumelo é um alimento milenar. Os egípcios o cultivavam para oferecer aos seus faraós, assim como os gregos e os romanos também conheciam as técnicas de cultivo. Na China, estudos indicam que o Shiitake era cultivado há mais de 1.500 anos.
Durante o Império Romano, as primeiras espécies cultivadas foram as Polyporus Tuberoster e Polyporus Corylinus. Prova disso é que foi encontrada na Itália a “pedra fungaie”, onde era cultivado o cogumelo. 
Altamente rico em proteínas, sais minerais, ferro, vitaminas B1 e B2, cálcio, fibras e outros elementos essenciais à saúde, os cogumelos comestíveis vêm conquistando seu espaço na alimentação.
 Muito difundidos na Europa e Ásia, os cogumelos comestíveis podem ser considerados “a carne vegetal” devido aos seus valores nutricionais (alta concentração de proteínas).
Os cogumelos não são vegetais, muito menos verduras ou legumes. Pertencem a uma família própria (dos fungos), cuja característica é serem parasitas, ou seja, dependem de outro ser vivo para crescerem.ntação.
Porém, desde a antiguidade, o homem aprendeu a cultivá-lo e a diferenciar os cogumelos comestíveis dos venenosos e dos medicinais.
Calcula-se que existam no mundo aproximadamente 4.500 espécies de cogumelos. As mais conhecidas são:  Champignon = Agaricus Bisphorus,  Shiitake = Lentinus Edodes,  Shimeji = Pleurotus Ssp,• Hiratake = Pleurotus Osteatus.
Na natureza, os cogumelos têm um papel muito importante. Reproduzindo-se por meio de esporos, são constituídos por uma série de células filamentosas (as hifas), formando o corpo do fungo (micélio). Como não possuem clorofila, não podem se alimentar por meio da fotossíntese (como as plantas de folhas verdes), nem por meio da absorção de carbono da atmosfera. Sendo assim, o fungo depende da matéria orgânica da natureza. E é por isso que os fungos desempenham um importante papel na natureza: são decompositores de matéria orgânica morta, principalmente os vegetais. Por isso, vemos tantos fungos junto ao solo úmido e à madeira morta.
O cultivo do cogumelo não é muito complexo, bastando tomar alguns cuidados com relação à temperatura, umidade e ventilação. Como é muito sensível, o cogumelo cresce forte a uma temperatura entre 20ºC e 24ºC, com umidade de 70% a 80%. Precisa também de ventilação para evitar o acúmulo de gases venenosos que o próprio fungo desprende.
Propriedades Nutricionais
Muita proteína, sais minerais, ferro, vitaminas B1 e B2, cálcio, fibras e muito mais. É tudo que se encontra nos cogumelos.
No Japão, um país conhecido pela longevidade de seus habitantes (acima dos 80 anos), o cogumelo é um alimento do cotidiano.
Uma das variedades mais famosas, a Agaricus Blazei Murril, que tem como característica a prevenção e cura de várias doenças (há inclusive estudos que avaliam sua propriedade de combate ao cancro (câncer)), no Japão, ele faz parte do consumo do dia a dia, sendo ingerido na forma de chás, o que ajuda a contribuir para a longevidade dos japoneses
Além de serem alimentos de alto valor nutritivo, com quantidade de proteínas quase equivalente à da carne e acima de alguns vegetais e frutas, ricos em vitaminas e com baixo teor de gordura e carboidratos, os cogumelos estimulam o sistema imunológico e têm se mostrado importantes aliados no tratamento complementar de doenças que afligem a população mundial, como o cancro (câncer), lúpus, hepatite, HPV (Vírus do Papiloma Humano), AIDS, entre outras.
Sobre o aspecto nutricional, pode-se afirmar que os cogumelos são um alimento quase completo. Entre os vegetais, o cogumelo só perde para a soja. Podemos até compará-los à carne vermelha, já que seus níveis de proteína são muito altos.
 Para quem  deseja perder peso, os cogumelos são uma ótima opção, pois nutrem, não são caloricos e possuem pouca gordura. Confira abaixo as propriedades nutricionais dos cogumelos e veja que eles devem entrar no seu cardápio!
 
Fonte: Espaço virtual da Nutricionista Silvelita Metelo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentario: