Total de visualizações de página

sábado, 16 de novembro de 2013

As Facas



Abordando o tema facas:

O aço carbono é o mais antigo, aquele que enferruja, utilizado pelos cuteleiros artesanais nas facas forjadas. É excelente material, apresenta uma retenção de fio duradoura,ótima dureza e requer poucos cuidados. Após o uso,lave sua faca em água corrente e sabão,usando a parte macia da esponja. O lado amarelo é inimigo da sua faca,por ser um abrasivo e "cegar" a faca em poucas passadas. Após isso,seque bem e guarde sempre fora da bainha. O tanino do couro atinge o aço carbono,manchando e enferrujando a lâmina. Use a bainha apenas para transporte,nunca para armazenar a faca. O aço damasco é como o aço carbono,sendo ainda mais suscetível aos riscos do lado amarelo da esponja,que irá remover pouco a pouco o padrão do damasco(o desenho). No caso de locais úmidos, passar um pano limpo ou algodão com óleo mineral(compre em farmácia) evita qualquer risco de oxidação,além de não ser tóxico. Já o aço inox é o que exige menos manutenção,por ser mais resistente à oxidação. Basta lavar com água e sabão,usando o lado macio  da esponja e secar bem.

Para manter sua lâmina afiada,vamos recordar alguns princípios básicos de conservação:


Nunca corte sobre um prato de vidro,cerâmica,louça,pia de mármore,aço ou tábua de vidro. Esta,aliás,deve ter sido inventada pelos fabricantes de afiadores, chairas, etc. Estes materiais são mais duros que o aço e irão arredondar o fio dado pelo cuteleiro,que é agudo e acaba "em zero". E uma vez arredondado, começa a apresentar dificuldades para o corte,sendo necessário o uso de chaira,pedra,lixa ou outra ferramenta abrasiva para reafiar ou reassentar o fio. O amigo churrasqueiro deve evitar de atritar a faca no espeto. Exiba sua habilidade cortando a carne,não o espeto! Observe o ângulo para reafiar,incline a lâmina entre 10 e 15 graus na chaira ou pedra fina,assim respeita-se a geometria de fio.

E desmistificando o tema,não existem aços ou tratamentos térmicos (a famosa têmpera) secretos. Trata-se de metalurgia,nada mais. Cada aço tem seu ponto de forja e de têmpera. O cuteleiro profissional conhece cada um deles. Forjar à luz da lua,voltado para o norte,temperar em sangue de bode...são lendas vindas de um tempo pré internet,hoje estas informações estão à disposição de todos. Cortar cebola não tira o fio da faca. O que acontece é que para cortar cebola a faca deve estar afiada,o que mostra a qualidade da faca e de sua retenção de fio. Lavá-la com água quente não "destempera" a lâmina. Lembre de que ela foi forjada a uns 1000 graus,em média. Não será a água quente que irá estragá-la.

Li na internet, não me lembro o autor mas, gostei e copie
i.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentario: